Educação Financeira
Não há como negar a importância da Educação Financeira e Previdenciária para a construção de uma vida melhor. Essa é uma questão mundial que atinge a todos, jovens e idosos. A estruturação e o planejamento do orçamento familiar é o início e a base para a transformação de situações de estresse financeiro e única condição, ao alcance de todos, para a formação de poupança, ponto de partida para investimentos em títulos de renda fixa, renda variável, imóveis e demais alternativas de aplicação financeira.
Investimentos é um tema fascinante e dinâmico, ligado diretamente à vida pessoal e profissional de todos e medidas governamentais alterando prazos e taxas de juros para a concessão de empréstimos e financiamentos, já não são assuntos tão estranhos para a sociedade brasileira. Os veículos de comunicação se encarregam de informar e, ultimamente, de fornecer o conhecimento básico, através da divulgação de artigos e entrevistas com especialistas da área financeira, além de promoções de dicionários, livros e cartilhas sobre o tema.
Períodos de turbulências e crises financeiras mundiais têm provocado a evolução de leis e normas que procuram proteger cada vez mais os investidores minoritários. Porém, a adoção de um código de ética, boas práticas de governança corporativa e transparência, por parte das empresas e, competência e conduta profissional responsável, por parte dos dirigentes, não garantem o retorno esperado no prazo exigido pelo investidor.
A ABEF acredita que projetos dessa natureza podem colaborar de maneira significativa no aprendizado de conhecimentos básicos sobre planejamento do orçamento familiar, formação de poupança e investimentos que, certamente, irão colaborar para a construção de uma vida financeira e econômica melhor e, obviamente, sem a pretensão de esgotar o assunto, mas muito pelo contrário, com o firme propósito de motivar e promover o interesse pelos temas apresentados.
Edmilson Lyra
Presidente da ABEF